Os setores mais visados por golpes de ransomware no Brasil

Educação, Governo, Varejo, Saúde … A lista não tem fim. Entre os segmentos analisados no Brasil com os mais elevados riscos de ataque ransomware — o vírus que sequestra dados importantes do computador ou do celular — o de Educação é o mais visado, segundo pesquisas de especialistas de segurança.

“As empresas do setor mais afetadas no Brasil foram as universidades”, explica o especialista da Trend Micro no país, Mario Monteiro. O ransomware voltado para empresas já é uma tendência que vem se estabelecendo como sendo mais lucrativo para hackers. Com dados sensíveis para o negócio, empresários acabam cedendo às investidas de golpistas e pagando o resgate em bitcoins para obter de volta planilhas, documentos, contratos e outros arquivos essenciais ao negócio.

Conforme dados levantados pela Trend Micro na América Latina com 500 empresas de médio e grande porte via questionário de identificação de riscos — sendo 300 corporações do Brasil e outras 200 de outros países da região — mais da metade das brasileiras pesquisadas (51%) disseram ter sido vítimas de um ataque no ano passado, sendo que 56% não contavam com a tecnologia adequada para monitoramento e detecção de comportamento suspeito na sua rede. Outras 54% responderam não possuir recursos para detectar criptografia não-autorizada — método usado por hackers neste tipo de golpe.

Os dez setores mais afetados no Brasil:

Educação
Governo
Retail – Varejo
Serviços
Infraestrutura (Energia, água, etc)
Saúde
Financeiro
Indústria
Telecomunicações
Transportes

De acordo com a Trend Micro, o ranking dos segmentos mais afetados se refere ao percentual de empresas atacadas com ransomware por setor. Ou seja, segundo levantamento da fabricante de antivírus, escolas, cursos e universidades foram as maiores vítimas na região nos últimos meses. Para evitar cair em golpes, o treinamento dos funcionários e a precaução dos empresários é fundamental.

Fonte: TechTudo

Esse post foi publicado em Segurança na Rede, Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s